Reuniões Eficazes
- Valeria Zorato - Coach
- 26 de out. de 2016
- 2 min de leitura

Se você acredita que as reuniões são desgastantes, não trazem muito resultados e gastam muito tempo, você não é o único.
A boa notícia é que é possível torná-las mais produtivas e objetivas, podendo trazer resultados como desenvolvimento de ideias, motivação e ações positivas.
A primeira análise a ser feita é saber se a reunião é realmente necessária. Por isso, deve-se refletir a respeito questionando-se se há outra forma do assunto ser resolvido e se houver a necessidade da reunião, deve-se refletir também sobre quem necessita participar.
Após verificada a necessidade da reunião é importante garantir sua eficácia, ou seja, verificar se os pontos abaixo estão alinhados:
Foco em uma pauta pré-definida.
Não ultrapassar o tempo necessário.
Certificar-se de que os participantes saíram da reunião com clareza do que se espera deles.
Verificar se existe o comprometimento de fazer o que foi acordado em reunião.
Esses pontos são de extrema importância para evitar uma reunião entediante que são causadas pela falta de foco e definição de objetivos, por exemplo.
Planejando suas reuniões
Alguns passos devem ser seguidos para ter uma reunião bem planejada:
Preparação – o ideal é estabelecer os objetivos, manter uma agenda com os itens a serem discutidos, selecionar os participantes, definir o local e horário de início e término da reunião.
Condução – é importante saber como conduzir a reunião para que o resultado final seja eficaz. Para isso, você deve iniciar a reunião na hora marcada, manter o foco no tema, impor ritmo de forma que a mesma não seja nem muito lenta e nem muito rápida porque pode gerar desatenção, intervir quando necessário para acalmar os ânimos, fazer perguntas de modo que estimule o pensamento muito mais do que as afirmações, ter autoridade e firmeza e saber dar feedback.
Finalização – o passo final é finalizar a reunião de maneira que gere comprometimento nos participantes. Para isso, proceda da seguinte forma:
Registre – escreva o que foi dito em reunião, pois isso irá auxiliar no momento de preparar o follow-up;
Confira – repasse as decisões e ações combinadas e certifique-se de que todos entenderam o que foi acordado;
Motive – Conclua a reunião com palavras de incentivo, estimulando os participantes a se dedicarem ao máximo no cumprimento das tarefas.
Tenha uma produtiva reunião!
Gostou? Deixe seu comentário e sugestões dos assuntos que você quer ver por aqui!
Comentários